Emoção ou sentimento?

Nosso corpo reage de acordo com a circunstância e intensidade desencadeando, para cada situação, uma das cinco emoções básicas. Eric Berne, na década de 1970, classificou as emoções básicas do ser humano em cinco, quais sejam: raiva, medo, tristeza, alegria e afeto. 

Essas emoções se manifestam em três tempos, dentro de uma programação natural para cada ser humano. Primeiro vem o sentir – que é a sensação ou o sentir de uma das emoções. Na sequência a expressão corporal – que é a tradução da emoção em palavras ou ato – e, por fim a atuação corporal – modo como a emoção é sentida ou verbalizada. 

De forma breve podemos dizer que a raiva é um sentimento de fúria intenso e descontrolado e induz a movimentos violentos de ataque ou defesa; o medo é um estado gerado a partir da sensação de ameaça; a tristeza é marcada pela melancolia ou falta de alegria; a alegria manifesta-se por gestos externos  como sorriso e felicidade e o afeto é um sentimento positivo presente nos mais diversos tipos de amor (fraterno, materno, paterno, ágape, etc). Sentimentos e emoções andam juntos e às vezes são confundidos, porem consideramos como movimentos diferentes. Enquanto as emoções são reflexos naturais diante de acontecimentos, são uma resposta física ou química comandada pelo cérebro humano, os sentimentos são uma consequência das emoções e são sentidos por cada pessoa de acordo com a sua experiência, personalidade, cultura e criação. As emoções são reflexos inconscientes do ser humano e os sentimentos são mais conscientes e relacionados com a avaliação das emoções. São complementares porque as emoções vividas dão origem aos sentimentos.

Os sentimentos podem ser negativos – causam desconforto na pessoa e servem para indicar que algo não está bem –  positivos – geram na pessoa um estado de bem-estar, envolve situações agradáveis e desejáveis ou neutros – quando produzidos não conduzem a reações agradáveis ou desagradáveis. Assim, vamos apenas relacionar a lista dos principais sentimentos do ser humano, já que eles são tantos e daria uma lista enorme.

 Sentimentos positivos:  felicidade, amor, euforia, esperança, motivação, paixão, satisfação, diversão, bem-estar, entusiasmo. 

Sentimentos negativos: zanga, ira, medo, preocupação, culpa, estresse, frustração, indignação, vergonha, vulnerabilidade. Sentimentos neutros: compaixão, surpresa.

Conviver com sentimentos e emoções faz arte da vida humana. Precisamos ter o cuidado e identificar quando um sentimento ou emoção está causando algum transtorno ao regular convívio. Se você identificou que alguma emoção não está bem, a hipnoterapia pode lhe ajudar a ter um novo olhar e ressignificar seus sentimentos e emoções para uma vida leva, plena e abundante.

Procure um profissional VIVAH!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *