Como funcina a Hipnoterapia?

Quer saber como funciona o tratamento da hipnoterapia? Veja o nosso artigo completo como é passar por uma sessão.

Vamos falar desde a entrevista até de fato a sessão, com os passos de relaxamento, aprofundamento, sugestões e saída do transe.

1. Passo: Entrevista para hipnoterapia

Na primeira sessão, é feito o estudo do problema apresentado pelo cliente. Esse momento pode ser chamado de pré-talk ou entrevista para hipnoterapia. Nessa entrevista o hipnoterapeuta procura identificar as possíveis causas que levam ao desenvolvimento do problema ou dificuldade e coleta todas as informações necessárias sobre o tratamento necessárias ao bom desenvolvimento do trabalho, como o evento causador, ou seja, aquilo que iniciou o trauma, o evento subsequente e por fim o evento causador final.

Com estas informações o hipnoterapeuta decidirá o melhor caminho para o tratamento. 

Com a relação inicial de confiança e segurança entre o cliente e o terapeuta, este organizará toda a estrutura do tratamento e preparará o encontro, que será customizado para cada cliente.

Quando todos os objetivos do tratamento forem estabelecidos, todas as dúvidas sobre a hipnose serão eliminadas, o cliente poderá experimentar a maravilhosa sensação de entrar em um transe hipnótico através da hipnoterapia e ter a possibilidade real de fazer uma grande transformação em sua vida.

2. Passo da hipnoterapia: relaxamento

Na sessão de hipnoterapia, propriamente dita, o cliente e levado a um estado absolutamente confortável, alcançando um relaxamento profundo em uma sensação de paz e tranquilidade que chamamos de sono terapêutico.

O relaxamento tem duas vantagens principais: 

·  Neste estado,  a pessoa pode ver e compreender seus problemas cada vez mais claramente, e,

·   É a preparação para o estado de transe mais profundo.

3. Passo: Aprofundamento

O processo de aprofundamento do relaxamento físico e mental leva ao transe mais profundo, ultrapassando os limites da mente consciente e acessando a mente subconsciente. Nesse estágio a mente fica mais calma permitindo o acesso as informações necessárias e passa a aceitar as mudanças que será propostas, observando o problema com uma nova visão.

4. Passo da hipnoterapia: Sugestões

A hipnoterapia é seguir instruções. Com o cliente em estado hipnótico, o terapeuta identifica as causas do problema na mente subconsciente. Feito isso passa a dar novas ideias e sugestões a fim de que o problema seja percebido num novo enforque – nunca é o problema, mas a interpretação que se dá ao problema – e a partir desta nova visão realize as mudanças necessários ao caso.

Durante o transe hipnótico, o cliente se tornará consciente e ouvirá tudo o que é dito. 

As sessões podem ser gravadas se o cliente achar necessário e até pode ser interessante para ele escutar mais de uma vez.

No final de sessão, o cliente sai do estado hipnótico, voltando ao seu estado de vigília.

A entrevista final segue e a sessão termina.

Pós hipnoterapia

Descrevemos apenas um exemplo de hipnoterapia, porém, se segue ainda duas sessões onde o hipnoterapeuta vai continuar introduzindo as crenças positivas e acompanhar a evolução e benefícios do paciente ao longo de 30 dias, que é o tempo médio entre uma sessão e outra.

A terceira sessão é realizada apenas quando o hipnoterapeuta entende que é necessário para o fortalecimento de crenças positivas e mudanças de crenças negativas ainda persistentes. Isso varia de paciente para paciente e principalmente da complexidade de cada tratamento. Por exemplo, digamos que na sua infância as pessoas falavam constantemente da sua aparência, então você veio a ter um complexo em relação ao seu rosto. O hipnoterapeuta deve saber quais foram os eventos que causaram esse trauma e qual foi a intensidade, eventos mais intensos naturalmente precisam de mais sessões. No entanto como eu disse em parágrafos anteriores, varia de paciente para paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *