Você está sendo autorresponsável pelos seus atos?

Autorresponsabilidade representa a capacidade de entender que nós somos absolutamente responsáveis pela vida que levamos, independente se as consequências são positivas ou negativas. Irracionalmente ou emocionalmente, essa capacidade nos relembra a todo momento que tudo que colhemos na nossa existência é fruto dos nossos atos.

O primeiro passo essencial para agir com autorresponsabilidade é o autoconhecimento, ligado a maturidade. Agregado a isso, é necessário fazer uma reflexão profunda sobre as suas escolhas no passado e no futuro.

Mudanças, transformações, rumos… Tudo está em nossas mãos!
Mas, você tem agido com autorresponsabilidade? Ou vem justificando seus erros? Ou culpando outras pessoas pelo que acontece na sua vida?

O caminho mais fácil com certeza é colocar a culpa no outro ou justificar o erro, porém isso não vai te levar a um caminho de sucesso.

Pensar em autorresponsabilidade é ter a ciência de que todas as nossas atitudes e escolhas refletem nos rumos que a nossa vida toma, por isso você precisa sempre estar no controle, você precisa ser sempre o capitão do seu barco, o protagonista do seu filme.

Como sair do caminho mais fácil e passar a ter autorresponsabilidade?

Já que você já entendeu que a jornada deve ser controlada por você e somente por você, apresento-lhes algumas leis trazidas por Paulo Vieira no seu livro “O poder da autorresponsabilidade” para te ajudar a começar a mudar suas ações com a vida.

“Se for para buscar culpados, busque solução. ”

Como já dito, é mais fácil culpar os outros pelas consequências em suas vidas, afinal muitas pessoas já são condicionadas a apontar mais os erros dos outros do que os nossos.
Contudo, ao invés de se prender a isso, não se enxergar responsável pelos resultados, não é possível uma evolução, ou seja, transferir o dever do que nos envolve para o outro não traz impactos positivos para o nosso futuro.  

“Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor. ”

Se não há oportunidades para você, tente criá-las. Ficar na acomodação, deixando o tempo passar, não vai permitir que o sucesso chegue até você. Se reinvente, seja protagonista!

“Se é para justificar seus erros, aprenda com eles. ”

Para obter melhores resultados é indispensável reconhecer seus erros, usá-los para melhorar e aprender com eles te leva para mais perto do sucesso. Fugir das falhas é destrutivo para o seu crescimento. Pare de se lamentar, porque no fim das contas, todos erram.

Dando importância a tudo isso, a autorresponsabilidade nos permite enxergar que quando você muda, tudo pode mudar ao seu redor, nos possibilita entender que ao mudarmos de hábito, elevamos o nosso crescimento, os problemas passam a se tornar soluções e nosso sucesso se torna possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *